sexta-feira, 19 de outubro de 2012

As Crônicas de Nárnia


Observação: se você quer ver os filmes não leia abaixo, pois há informações sobre os mesmos


A série de livros infantis As Crônicas de Nárnia foi escrita pelo irlandês C.S. Lewisnarrando as aventuras que ocorrem em uma terra fictícia denominada Nárnia.
Nestas histórias o bem combate o mal, animais podem falar e criaturas mitológicas estão em todo lugar. Também é notável a presença de temas cristãos apresentados de forma sutil juntamente com algumas idéias do próprio autor.
O leão Aslam é um personagem importante na série, pois é o único personagem presente em todos os livros. Segundo a interpretação que os cristãos dão ao livro ele representaJesus Cristo.
Os livros da série já ganharam adaptações para o rádio, para a televisão e mais recentemente também para o cinema.

 

Ordem de leitura

Lewis publicou inicialmente O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950 sem ter a intenção de produzir uma série de livros. Ao prosseguir escrevendo outros livros, aproveitou para retomar partes anteriores da história para preencher lacunas deixadas no primeiro livro. Por isso a ordem de publicação não coincide com a ordem cronológica dos eventos que ocorrem nas histórias dos livros.
Não existe uma ordem oficial para a leitura dos livros, mas duas delas são mais conhecidas. Uma coloca os livros na ordem cronológica dos eventos que ocorrem ao longo da série e a outra na ordem de publicação. Seguem as duas ordens:

Ordem de publicação

Os livros seguem a ordem em que foram publicados. Aqueles que defendem esta ordem de leitura, comentam que nessa sequência o leitor explora o universo criado por Lewis na ordem em que ele foi imaginado pelo autor. Isso tornaria a história mais coerente, alegando, por exemplo, que a verdadeira apresentação inicial de Aslam está no livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, o primeiro a ser publicado e não em O Sobrinho do Mago, o primeiro em ordem cronológica.
Publicação
Livro
1950
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
1951
O Príncipe Caspian
1952
A Viagem do Peregrino da Alvorada
1953
A Cadeira de Prata
1954
O Cavalo e seu Menino
1955
O Sobrinho do Mago
1956
A Última Batalha

Ordem cronológica

Nesta ordem o livro O Sobrinho do Mago que narra acontecimentos que antecedem O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa aparece em primeiro lugar e o livro O Cavalo e seu Menino que narra acontecimentos que ocorrem no tempo descrito num parágrafo do livroO Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa aparece em seguida deste.
Esta ordem foi sugeria por um leitor dos livros da série para o próprio Lewis, que gostou da idéia mas nunca a tomou como oficial. Várias edições dos livros os colocam nesta ordem.
Publicação
Livro
1955
O Sobrinho do Mago
1950
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
1954
O Cavalo e seu Menino
1951
O Príncipe Caspian
1952
A Viagem do Peregrino da Alvorada
1953
A Cadeira de Prata
1956
A Última Batalha

Diferentes títulos

Os livros da série já foram publicados utilizando outros títulos. A Viagem do Peregrino da Alvorada já recebeu o título O Navio da AlvoradaO Sobrinho do Mago os títulos O Sobrinho do Feiticeiro e Os Anéis Mágicos, assim como O Príncipe Caspian o título O Príncipe e a Ilha Mágica.
Há ainda a diferença entre os títulos utilizados na tradução brasileira e os títulos da tradução portuguesa, embora alguns dos títulos sejam os mesmos. A tabela abaixo mostra os títulos adotados em cada país.
Brasil
Portugal
O Sobrinho do Mago
O Sobrinho do Mágico
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Cavalo e seu Menino
O Cavalo e o seu Rapaz
O Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Viagem do Caminheiro da Alvorada
A Cadeira de Prata
O Trono de Prata
A Última Batalha

O universo de Nárnia

Lewis descreve na história um multiverso onde Nárnia é um dos vários mundos existentes juntamente com o mundo em que vivemos. Cada história propicia passagens diferentes do nosso mundo para o mundo de Nárnia, como os anéis do tio André em O Sobrinho do Mago e o guarda-roupa em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Nárnia é o nome dado tanto para esse mundo quanto para um país deste mundo onde ocorre boa parte das aventuras. Outros países que compõem o mundo de Nárnia são Arquelândia e aCalormânia.

Os personagens de Nárnia

O universo de Nárnia é habitado por animais como os que existem em nosso mundo, também por animais que podem falar e pensar e também criaturas mitológicas saídas damitologia grega e da mitologia romana. Há tambem humanos em Nárnia, alguns descendentes dos primeiros reis de Nárnia, como narrado em O Sobrinho do Mago e outros que encontraram passagens para este universo como os telmarinos de O Príncipe Caspian.

A temática cristã

Consulte o artigo sobre cada livro da série para um resumo da temática cristã encontrada em cada livro
Lewis é também conhecido pelos livros que publicou na área de teologia, pensamento eapologética cristã. Segundo relato do próprio Lewis sua intenção inicial não era usar temas cristãos mas estes teriam sido naturalmente incorporados durante o processo de criação.
O conteúdo cristão da série é o centro de um caloroso debate entre os seus críticos e defensores. Muitos cristãos colocam a série como um grande meio de evangelização, enquanto outros colocam os livros como um meio subliminar de passar valores pagãos. Alguns críticos apontam que a temática cristã em vários dos livros é tão sutil que dificilmente é identificada por leitores que não estejam familiarizados com elas, embora tal sutileza permita a penetração no público não cristão.
Há ainda discussões polêmicas sobre a questão da Susana e do calormano Emeth que aparecem em A Última Batalha.
A temática cristã dos livros pode ser resumida da seguinte forma:
Livro
Tema
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
Profecia
O Príncipe Caspian
apostasia e a fé
A Viagem do Peregrino da Alvorada
batismo e Jesus como cordeiro deDeus
A Cadeira de Prata
A vida do cristão
O Cavalo e seu Menino
Deus olha por nós
O Sobrinho do Mago
A Criação
A Última Batalha
O fim dos tempos

Um breve resumo dos livros

 Aviso: Este artigo ou seção contém spoilers

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

Nos conta a história dos quatro irmãos Pevensie: PedroSusanaEdmundo e Lúcia e a aventura que encontram num guarda-roupa da casa de um professor que os estava hospedando no campo durante a Segunda Guerra Mundial.
Do outro lado do guarda-roupa encontram o mundo de Nárnia e com a ajuda do leão Aslam derrotam a rainha Jadis, também conhecida como a Feiticeira Branca que submeteu aquele mundo a um longo inverno. Tornam-se reis por muitos anos e acabam encontrando o caminho de volta para o nosso mundo e chegam como se nada tivesse acontecido.
Na interpretação sob o ponto de vista cristão, o Guarda-roupa representa o mundo espiritual, a Feiticeira Branca representa o inimigo das nossas almas (Satanás) e o Leão, representa Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá, o Senhor de todos os homens. Após Aslam se entregar em favor de Edmundo (a redenção de Jesus), para cobrir seu erro (arrependimento), ressuscita selando a vitória sobre o inimigo.

 O Príncipe Caspian

Ver artigo principal: O Príncipe Caspian
Conta a história do retorno dos irmãos Pevensie para o mundo de Nárnia depois de terem se passado mil anos desde que voltaram para o nosso mundo, onde passou apenas um ano.
Lá ajudam o príncipe Caspian, defensor dos antigos habitantes de Nárnia agora oprimidos pelos invasores telmarinos e o rei deles: Miraz, tio de Caspian. No final os telmarinos vão embora e Caspian é coroado como novo rei de Nárnia.

 A Viagem do Peregrino da Alvorada

Nesta história apenas Lúcia e Edmundo voltam para Nárnia, agora na companhia do primoEustáquio. Lá eles ajudam o rei Caspian a procurar os sete fidalgos que o seu tio Miraz mandou para explorar o mar e não deram mais notícias.
Visitam várias ilhas vivendo várias aventuras, em uma delas a vida de Eustáquio muda para sempre depois de ser transformado em um dragão. Segundo a ótica cristã, o retorno de Eustáquio a sua forma humana, mostra a transformação que ocorre com aqueles que são limpos dos seus pecados, a retirada das camadas de pele de dragão, representa as nossa mascaras e pecados que são retirados um a um ate que nos tornemos novamente "humanos". Por final navegam até a borda do mundo, onde começa o mundo de Aslam.

 A Cadeira de Prata

É o primeiro livro que não conta com a presença dos irmãos Pevensie. Apenas Eustáquio e sua colega Jill Pole que estudavam na mesma escola vão para Nárnia.
Jill recebe de Aslam várias instruções que a ajudariam durante a aventura, mas ela acaba falhando por cumprir todas, exceto a última. Desta vez os dois procuram o Príncipe Rilian, filho de Caspian, que estava desaparecido. São guiados pelo pessimista paulama Brejeiro na aventura pelas terras do norte habitadas por gigantes.
Descobrem que o príncipe estava sob domínio de uma feiticeira que planejava conquistar Nárnia pelo mundo abaixo da terra, plano que foi frustrado.

 O Cavalo e seu Menino

É uma lenda que conta a história de dois cavalos falantes de Nárnia que estão fugindo da Calormânia, país que fica ao sul do país de Nárnia.
Vivem grandes aventuras ao tentarem atravessar a capital da Calormânia, Tashbaan. Lá o cavalo Bri e o menino Shasta bem como Aravis e sua égua Huin passam por grandes apuros descobrindo que os calormanos possuem terríveis planos para invadir Nárnia.
Porém Nárnia é informada a tempo de se preparar e o plano dos calormanos é frustrado. Shasta descobre que na verdade é um príncipe da Arquelândia que tinha se perdido há muito tempo.

 O Sobrinho do Mago

Conta como todas as aventuras começaram e de onde vieram o guarda-roupa, o professor que hospedou os irmãos Pevensie, o poste de luz do Ermo do Lampião e a feiticeira de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Digory (que é o Professor Kirke de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) e sua amigaPolly acabam se tornando cobaias do misterioso tio André que fez anéis que davam acesso a outros universos. Nessa aventura, acabam libertando a Feiticeira Branca de seu mundo e trazendo-a para Londres. Na rua de Londres onde moravam Digory e Polly – bem como todos os demais personagens terráqueos – , acontece uma confusão – pois a feiticeira deseja tomar poder da Terra – que acaba fazendo com que Polly, Digory, seu tio André, a feiticeira Jadis, um cocheiro e seu cavalo, acabem todos caindo em um universo vazio, onde naquele momento Aslam passeava criando Nárnia.
Antes de sair da Terra, a feiticeira – com sua incrível força – tinha arrancado um poste de Londres para amedrontar os outros. Então, quando chega a Nárnia, o poste acaba transformando-se no lampião do Ermo do Lampião. Por fim, Digory volta para o nosso mundo com uma maçã de Nárnia, com a qual curou a sua mãe de uma doença grave, e de cuja semente brotou uma macieira de onde foi tirada a madeira para fazer o guarda-roupa.

A Última Batalha

Ver artigo principal: A Última Batalha
Encerra a série contando a última batalha que ocorre em Nárnia, quando um macaco velho chamado Manhoso encontra uma pele de leão e a veste no seu amigo burro chamadoConfuso o fazendo se passar por Aslam. O caos se estabelece quando ele facilita a invasão dos calormanos.
Eustáquio e sua amiga Jill tentam ajudar o último rei de Nárnia a expulsar os calormanos, mas não conseguem. A situação fica ainda pior quando Tash decide aparecer. Por final, Aslam decreta o fim de Nárnia tirando todos os habitantes que mereciam um lugar naVerdadeira Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar e inundando todo o resto. Polly e o professor Digory Kirke, juntamente com Pedro, Edmundo e Lúcia também aparecem na Verdadeira Nárnia
Ao contrário dos demais livros eles não retornam para o nosso mundo pois desta vez a passagem para Nárnia foi a morte de todos eles, exceto para Susana que permanece naInglaterra.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário